segunda-feira, 8 de setembro de 2008

A Classe Operaria Vai Ao Paraíso


Assisti numa certa feita um documentário sobre o cineasta italiano Elio Petri, que foi apresentado na TVE no seu programa Mostra internacional de cinema. Fiquei fascinado com as imagens pinceladas na tela dos filmes de Petri, então caracterizado como fazedor de um cinema politico. Poucas informações adquiri sobre o mesmo, não encontrei seus filmes em nenhuma locadora, porém como diz o ditado: Quem procura acha. Procurei, apoiado ainda numa inversão feita sobre outro ditado popular, pelo querido Chico Buarque: Quem espera nunca alcança!

Graças ao belissimo site www.makingoff.org, no qual tenho encontrado grandes filmes de todas as partes do mundo e de todas as epocas, encontrei um exemplar do Elio Petri, talvez o seu mais famoso filme: La Classe Operaia Va In Paradiso. Filme de imagens intensas, sobre um trabalhador alienado, em sua condição escrava, que busca no ritmo de sua máquina no trabalho esquecer-se de todos os seus problemas(relacionamento conjugal fracassando, distância do filho do primeiro casamento)enfim um libelo contra a exploração do trabalho. A pelicula captura toda a relação entre o homem e máquina com suas contradições e seus agenciamentos libertadores. O proprio Lulú(protagonista)vivido pelo genial Gian Maria Volonté, se considera uma máquina, alguém que através de metodos proprios faz a engrenagem na fabrica alcançar seus picos de produtividade, servindo de referência e conquistando toda antipatia dos demais trabalhadores. Destaque para seu metodo de trabalho. Com a câmera focada em close dele Lulú grita: uma bunda, uma peça,uma bunda, uma peça!!! Em ritmo alucinado, com o rosto molhado pelo liquido que esfria o metal enquanto ele o corta desvenda-se toda alucinação e repressão do desejo deste trabalhador que somente com a perda de um dedo, sente a dor da sua condição. Fica aqui a dica, deste ilustre desconhecido nosso: Elio Petri.

Um comentário:

Unknown disse...

Como sempre com seus achados...não elogiarei sua competência pois, não é necessário. Mais um filme para entrar na minha lista, inclusive queria pedir que quando você for encontrando novidades me envie.
Bjo enorme Amigo e bom trabalho!!
Dani